Amupe e Projeto Gestão Cidadã reúne Controladores e Membros da Sociedade Civil do Sertão pernambucano em Serra Talhada

5 de dezembro de 2018

Nesta terça-feira (04/11) foi realizando em Serra Talhada, no sertão do Pajeú, o 1° Encontro Regional de Controladores Municipais do Sertão, promovido pelo Projeto Gestão Cidadã, ação encabeçada pela Amupe em parceria com a União Europeia no Brasil. O evento contou com a participação de 117 gestores e autoridades locais que atuam com controladoria e prestação de contas e ao todo 31 municípios dos Sertões do Pajeú, São Francisco, Araripe e Central.

Estiveram presentes na mesa de abertura José Patriota, Presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira; Marcio Oliveira, vice-prefeito de Serra Talhada, representando o prefeito Luciano Duque; Ricardo Ferraz, prefeito de Floresta; Djalma Souza, prefeito de Solidão; Adilson Timóteo, prefeito de Inajá; Sandra Magalhães, prefeita de Calumbi; Mário Flôr, prefeito de Betânia e Sebastião Dias, prefeito de Tabira. Além de Abelardo Lessa, da Controladoria Geral da União – CGU; Ana Nery, Coordenadora do projeto Gestão Cidadã e Túlio Edson, Representando a FIS – Faculdade Integrada do Sertão.

 

Márcio Oliveira, vice-prefeito de Serra Talhada, deu as boas-vindas a todos os presentes e começou a sua falando da satisfação de todos da administração municipal em receber na cidade um evento de tamanha importância para a administração pública, além de falar um pouco das principais ações do município em relação a transparência e citou o Prêmio Latino Americano Pelo Bom Governo na Área da Transparência que a gestão recebeu em 2017.  Na sequência Ana Nery, Coordenadora do Gestão Cidadã, apresentou a todos sobre o que é o Projeto e as suas principais metas e ação futuras.

Abelardo Lessa da CGU destacou que esse encontro, assim como o anterior no município de Gravatá, em novembro passado mostra a importância do controle interno, ressaltando principalmente a troca de conhecimento entre os controladores dos municípios, prefeitos presentes e entidades como a CGU e a Controladoria Geral do Estado. Logo após foi a vez Túlio Edson, coordenador do curso de Administração e representante da FIS, falar sobre a atuação da entidade como formadora, principalmente, de profissionais de administração e o seu interesse em sempre estar em diálogo com a gestão pública e os gestores.

José Patriota em sua fala agradeceu a todos os presentes por prestigiarem o evento e falou sobre a relevância da controladoria pública para a logística e coordenação de uma prefeitura: “Gostaria de destacar a presença dos meus colegas prefeitos que vieram aqui prestar o seu apoio político e a sua solidariedade neste encontro. Pois para os controladores trabalharem e para a ouvidoria funcionar precisa-se do respaldo político de vocês e a presença da liderança política, da autoridade local é estratégica e fundamental. Isso são sinais muito positivos para que a equipe possa trabalhar com mais autonomia e desenvoltura”.

Patriota finalizou falando sobre os órgãos de fiscalização, a atuação da sociedade para fiscalizar os governos e a atuação positiva dos controladores e controladoria na gestão municipal eficaz: “Nós precisamos mostrar as boas práticas, as boas experiências para combater essa onda de pessimismo com o poder público. E aqui temos quatro, mas podemos contar vinte ou trinta em todo estado e ações como essa são essenciais para fazer se fazer esse combate”.

Ainda pela manhã o Seminário contou com palestras de Abelardo Lessa da CGU e Caio Mulatinho da Controladoria Geral do Estado que reafirmaram a importância do controle interno na administração pública e o que os órgãos de controle estão fazendo para ajudar cada vez mais os municípios implementarem com eficácia a controladoria e ouvidoria municipal.

Durante a tarde os controladores dos municípios de Serra Talhada, Thehunnas Peixoto; São Bento do Una, Jaziel Barbosa; Triunfo, Mirtiz Bezerra e Tacaratu, Marcela Pionório falaram sobre as suas experiências com a controladoria municipal na mesa redonda sobre as práticas do controle interno, seus principais desafios e potencialidades para a gestão pública. Ao final do evento todos os palestrantes formaram uma tribuna e deram vez para todos os participantes do evento tirarem suas dúvidas e darem opiniões e sugestões para os próximos encontros regionais e cursos de formação para controladores.


Topo ▲