Projeto Gestão Cidadã da AMUPE realiza  1º Encontro de Controladores da Região Agreste

22 de novembro de 2018

Nesta quarta feira (21/11), 130 gestores públicos, controladores e membros da sociedade civil, participaram do 1° Seminário de Sensibilização  de Autoridades Locais sobre Transparência, Controle Social e a sua importância na Gestão Pública Local. O evento foi promovido pela Amupe dentro do projeto Gestão Cidadã, em parceria com a União Europeia no Brasil e aconteceu no Hotel Canarius, em Gravatá.

O Seminário realizado em Gravatá teve como público alvo todos os municípios do Agreste, mesmo os que não fazem parte do Projeto, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a temática. A exemplo da prefeita de Pesqueira, Maria José Tenório, que não faz parte do projeto, mas já implantou o Portal de Transparência, Controladoria, Ouvidoria, e agora está implantando auditorias nas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. “Tudo está sendo feito no meu município para dar mais transparência a população de como estamos aplicando os recursos que temos, mas eu não tinha a dimensão da importância desses instrumentos como tive aqui no seminário, aprendi muito”, afirmou Maria José.

  

O prefeito Joaquim Neto, de Gravatá, faz parte do Gestão Cidadã e afirmou trabalhar para que o seu município fosse o mais transparente possível. “Acredito que a maior obra que não seja pedra e cal que um gestor pode deixar para as futuras gerações é a transparência com a coisa pública”, afirmou. Em 2017 o município obteve o 4º lugar no ranking do TCE.

 

O Seminário contou com palestras de Abelardo Lessa da CGU e Caio Mulatinho da Controladoria Geral do Estado. Eles destacaram que esses encontros mostram a importância do controle interno, ressaltando a troca de conhecimento entre os controladores dos municípios. Os controladores de Serra Talhada e de São Bento do Una, falaram de suas experiências sobre Socialização de Práticas e Construção e Estratégias para Fortalecimento das Controladorias. O encontro também contou com oficinas no período da tarde.

José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira disse que os controladores estão sendo vistos e valorizados: “Agora os prefeitos discutem e buscam os órgãos especializados em controladoria para tratar do tema. É preciso se capacitar e ter eficiência nos gastos. O que predomina é como gastar menos e fazer mais, é isto que a população precisa e exige do gestor público”, explicou.

 

 

 

No final do evento, houve encaminhamento de um documento dos Controladores para a Amupe:

  1. A)Fortalecimento de Controladores, devendo sediar mais dois encontros sobre o tema, tendo parceiros como a CGU e CGE e as Regionais do TCE, dessa vez em Pesqueira e Caruaru.
  2. B)A partir deste encontro e com o apoio da Amupe, os Controladores discutirão a possibilidade de constituírem um Órgão Colegiado.
  3. C)Serão realizados Encontros mensais temáticos, presenciais e/ ou à distância para troca de experiências e socialização de boas práticas.
  4. D)Será encaminhado à Amupe, proposta de promover dentro do próximo Congresso Municipalista (VI Congresso), Encontro Estadual de Controladores Municipais.

No próximo dia 04/12 o encontro será focado  nos  Controladores do Sertão e  acontecerá em Serra Talhada. O Projeto hoje contempla 16 municípios, no Agreste e Sertão.


Topo ▲