Equipe da CNM vai a São Bento do Una (PE) conhecer projeto vencedor do Prêmio MuniCiência

13 de setembro de 2018

12092018 Imagem equipe em Sao Bento do Una Agência GaloConsultores e técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estão registrando, nesta semana, os detalhes do projeto Estou Presente, Professor, da Prefeitura de São Bento do Una (PE). A iniciativa foi criada para combater um problema crônico no Município do agreste pernambucano: evasão e baixa frequência escolar.

Em 2005, antes do projeto, esse abandono atingiu o percentual de 17,8%, índice que foi reduzido para 0,27% em 2017, já com o Estou Presente, Professor. “É importante que as iniciativas de educação sejam consolidadas como políticas públicas, para que o compromisso se estenda a todas as administrações que assumirem a gestão municipal”, comenta Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una.

Além dos benefícios diretos ao aluno, o programa se preocupa em garantir assistência às famílias de estudantes em que carências diversas motivam o abandono da escola. O propósito da visita da equipe da CNM é sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades, realizado pela CNM com o apoio da União Europeia.

A ideia é que outras prefeituras possam adaptar os projetos para suas regiões a partir dos guias produzidos. A visita da equipe da CNM acontece cinco meses após a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando o Estou Presente, Professor foi anunciado como um dos cinco mais votados entre as mais de 250 inscrições para o Prêmio.

Diálogo UniverCidades

A equipe da CNM realiza mais uma edição do Diálogo UniverCidades, agora em Caruaru (PE). O evento será realizado no Centro Universitário Tabosa de Almeida e tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre gestores municipais e universidades, com a apresentação de experiências colaborativas entre esses atores.

PrêmioMuniCiência
Trata-se de uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: a primeira de avaliação da Comissão Técnica; a segunda, de votação nacional online aberta ao público; e, a terceira, de sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Os prefeitos dos cinco Municípios vencedores também participam de seminário internacional para troca de experiências em Portugal.

Por: Agência Galo 
Foto: Agência Galo
Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲