Evento em Cabo Verde conta com participação da CNM e debates pelos ODS

19 de outubro de 2018

Ag CNMEstá sendo realizada, nesta semana, a II Cúpula Internacional de Líderes Locais, na cidade de Mindelo, Cabo Verde. O evento é promovido pela Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde e contará com mais de 150 convidados nacionais e estrangeiros. Entre eles, os representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), consultores João Kaempf, Mercedes Belloso e Santiago Gallo.

O encontro, focado na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pretende avaliar o impacto do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL) no país. A perspectiva adotada pela organização é de construção de novos paradigmas e de definição de políticas públicas de desenvolvimento econômico local.

Ainda deverão ser compartilhadas boas práticas locais, capazes de mobilizar o setor privado, atores públicos e sociedade civil, visando alcançar os Objetivos e metas globais estabelecidos na Agenda 2030.

Ag CNMEspecialistas
Mercedes, Kaempf e Gallo apoiam o Projeto Localizando os ODS no Brasil, uma parceria da CNM com a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART PNUD). Monica Correa, consultora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), também participa do evento. “A intenção é trocar experiências entre os dois países de língua portuguesa, trazer o conhecimento que a Confederação tem, e, a partir de um diagnóstico para alinhar os potenciais das duas nações e saber onde podemos contribuir, gerar algum resultado positivo para Cabo Verde”, explicou Kaempf.

Além das autoridades locais de Cabo Verde, como o representante adjunto do PNUD no país, Luca Roffarello, e do Presidente da Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos, Manuel de Pina, destaca-se a presença de representantes de entidades e organismos nacionais e internacionais. A exemplo das Agências das Nações Unidas, Embaixada de Luxemburgo, Delegação da União Europeia, das Associações de Municípios brasileiros, italianos, espanhóis e portugueses e do Comité Executivo do Fórum Mundial DEL.

Parceria
A visita dos consultores da CNM é resultado da missão técnica realizada pela entidade com lideranças do governo nacional e local de Cabo Verde e de integrantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que estiveram no Brasil em maio deste ano na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A Confederação também assinou Acordo de Cooperação com a Associação de Municípios de Cabo Verde (AMCV), durante o 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado no ano passado.

Foto: Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias com informações de A Semana


Topo ▲