Municípios, a Nova Agenda Urbana e os ODS: Oficina na Amupe incentiva práticas inovadoras

19 de julho de 2018

Nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/7) os municípios participam, na Amupe, da oficina “Municípios pelo Desenvolvimento Sustentável – Nova Agenda Urbana e ODS”. O evento faz parte do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável que pretende apoiar municípios pequenos e médios na implantação dos ODS e Agenda 2030. Através de parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM), Instituto Polis e com financiamento da União Europeia, o projeto prevê oficinas, seminários, feiras de boas práticas e um Observatório que será criado em 2019 como instrumento permanente de acompanhamento da atuação dos municípios. O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Programa Cidades Sustentáveis também são parceiros no projeto, que tem o apoio da Amupe.

Participaram da abertura, o diretor executivo da ABM, Eduardo Tadeu, Sérgio Kelner, diretor da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Antônio Magalhães, diretor de Planejamento da Sudene; Luciano Siqueira vice-prefeito do Recife; Beatriz Vidal, da Secretaria Estadual da Mulher; João Batista, prefeito de Triunfo, representando o presidente José Patriota e Patrícia Menezes, da Rede ODS. Estiveram presentes ainda, os prefeitos Vavá Rufino, de Moreno, Adilson Timotéo, Inajá, Jaziel Gonçalves, São José da Coroa Grande e Josimara Cavalcanti, Dormentes.

No período da manhã, Eduardo Tadeu detalhou os desdobramentos do projeto e também como relacionar a Nova Agenda Urbana e os ODS com a realidade dos municípios. “Todos sabemos que qualquer gestão pública trabalha com os objetivos, mas nem sempre os relaciona”, explicou. A respeito do projeto, a ideia é que as experiências exitosas sejam a base para o Observatório e para uma revista que será lançada ao final do período. O incentivo das oficinas é para que os gestores coloquem a Agenda 2030 em seus respectivos planejamentos com base nos indicadores locais. “Temos a clara ideia de que sem os governos locais a agenda não avançará, porque é nas cidades que as pessoas moram, queremos sensibilizar o Governo Federal para que apoiem os municípios na realização de ações que contribuam para essa nova agenda urbana”, informou Tadeu.

Os prefeitos presentes destacaram a importância do tema. “O mais importante desta oficina é o desdobramento que ela terá, com as ações efetivas”, afirmou Luciano Siqueira. Vavá Rufino disse que em seu município as ações já estavam lincadas com os ODS e que entende que assuntos como a violência só serão resolvidos com a cooperação entre as gestões. A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti destacou que “um evento como esse traz a oportunidade de conhecermos as experiências que deram certo em outros municípios e também aprender mais sobre ODS”. O prefeito João Batista destacou o comprometimento da Amupe com os ODS lembrando que o 5º Congresso realizado pela instituição em abril deste ano,  já trouxe o tema para conhecimento de todos os municípios. O prefeito Adilson Timotéo confessou ter conhecido o tema no Congresso e que isso despertou seu interesse. “Vim para conhecer mais, porque qualquer gestor que se importe precisa participar, para que possamos acompanhar para que as coisas aconteçam.

Ainda pela manhã, Patrícia Menezes, representando a articulação institucional do gabinete do prefeito de Barcarena/PA falou sobre a inclusão da Agenda 2030 no PPA do município e de que forma eles trabalham para tornar a agenda uma prática cotidiana das ações da prefeitura. No período da tarde os participantes se dividiram em grupos para a parte prática do encontro que será finalizado nesta quinta, às 14h.

Participaram das oficinas 26 municípios e 58 pessoas que a partir de agora farão parte do grupo de whatsapp da rede dos ODS/ABM que ficarão recebendo informações de projetos de sucesso e recursos disponíveis para serem acessados pelos Municípios. Segundo Gilmar Dominici, foram convidados apenas os municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes.”Esses participantes a partir de agora irão compor a rede até 2030 . Essa foi a 6a oficina e as informações serão levadas para alimentar o banco de dados do Observatório dos ODS”. Disse Gilmar, adiantando que as próximas serão em Juazeiro do Norte, Bahia, Pará, Sergipe e Alagoas. Informou ainda, que em 2019 serão realizados cinco encontros regionais onde serão convidados todos os municípios da Região.”Nosso objetivo é disseminar as boas práticas e as experiências de sucesso na implementação da Agenda 2030″. Ressaltou.


Topo ▲