Dormentes – Oficina Sustentável de Dormentes reaproveita peças e beneficia projetos do município

21 de agosto de 2018

ODS 12

A prefeitura de Dormentes encontrou uma forma sustentável e econômica de viabilizar serviços no município com o reaproveitamento de peças para confecção de suportes e equipamentos. É a Oficina Sustentável, que foi inscrita no Prêmio ODS como prática que contempla os objetivos da Agenda 2030 da ONU.

A iniciativa veio de servidores da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, que começou a reconstruir peças desgastadas e até confeccionar novos materiais, representando um ganho ambiental e econômico para o município.  Tudo começou com a restauração das hélices de captação de energia eólica para funcionamento dos poços. Com o tempo, os cataventos vão se deteriorando, então é feita a reconstituição não só das lâminas, como também de seus suportes e demais peças que precisam ser recolocadas, esses serviços são feitos na própria secretaria, em seguida postos nos seus locais de origem, nas propriedades onde funcionam os poços artesianos.

Depois dos cataventos veio a confecção de suportes para instalação de lâmpadas led nos postes da cidade. Os suportes são feitos de tubos que já estavam descartados, reduzindo os custos da implantação, sem contar que a substituição das lâmpadas led já representa ganhos inestimáveis para o meio ambiente e substancial para a conta de energia pública.

Inovando, o município dá exemplo de como aproveitar o potencial criativo dos seus servidores, investindo poucos recursos e gerando ganhos econômicos e ambientais que viabilizam novas iniciativas, sempre com foco na sustentabilidade.


Topo ▲