São Bento do Una –  Estou Presente Professor

13 de julho de 2018

Os municípios tem até o próximo dia 16/07 (segunda-feira) para fazer inscrição de até três práticas no Prêmio ODS Brasil.  O Prêmio tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro.

O município de São Bento do Una está concorrendo com o programa Estou Presente Professor, uma solução inovadora para os desafios sociais e econômicos enfrentados pelas administrações municipais.

O Programa é desenvolvido pelo Governo Municipal de São Bento do Una, através da Secretaria de Educação. O município saiu de um índice de 17,8% em 2004, para 0,27% em 2017. O Programa foi um dos cinco vencedores do Prêmio MuniCiência 2018, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, que busca reconhecer e valorizar as práticas inovadoras implementadas pelos gestores municipais de todo o país.

 As premissas do “Estou Presente Professor” são: a erradicação da evasão escolar através do monitoramento e acompanhamento individual dos estudantes; elevar a aprendizagem; reduzir a reprovação e combater a distorção idade série. Todo o trabalho é realizado de forma integrada com todas as escolas, demais secretarias do governo municipal e auxílio do Conselho Tutelar, Ministério Público de Pernambuco, Organizações não governamentais e igrejas.

O Estou Presente Professor também registra um aumento significativo na aprovação dos estudantes passando de 84% em 2012 para 91,7% em 2017. E a redução no número de reprovados que passa de 12,8 % em 2012 para 8, 2% em 2017.

Além disso, em 2012 tornou-se política pública no município.  No mesmo ano em que foi finalista no prêmio ODM, objetivos que antecederam os ODS.  A ação tem as suas práticas alinhadas a agenda 2030, atendendo a três do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 1, 4 e 17.

  • 1- “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”;
  • 4- “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos “;
  • 17- “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Topo ▲