Oficina capacita ACS de Olinda sobre saúde pública

14 de maio de 2019

Profissionais vão repassar para o público informações baseadas em evidências científicas

Os agentes comunitários de saúde (ACS) de Olinda participam nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16.05), das 8h às 16h, de uma oficina com o tema: “O ACS fazendo a diferença na saúde pública”. O intuito da atividade é capacitar esses profissionais para que repassem informações à população baseadas em evidências científicas. O evento acontecerá na Uninassau do Shopping Patteo, em Bairro Novo, Olinda.

Serão abordadas temáticas sobre amamentação, sífilis, câncer de colo uterino e de mama. A oficina usará metodologia de aprendizado baseada em problemas, trabalhando casos clínicos, ressaltando também o papel imprescindível dos ACS’s e sua influência nas comunidades onde atuam, mostrando que o trabalho em equipe pode modificar para melhor a saúde das pessoas.

O ACS é o elo entre a comunidade e a unidade de saúde, e tem a tarefa de na sua luta diária, tentar materializar os princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade.

As abordagens serão coordenadas por profissionais da Secretaria de Saúde da cidade. Os facilitadores serão a diretora de Políticas Estratégicas, Rita Ribonesa; a gerente de Integração Ensino e Serviço, Rozângela Chaves; a coordenadora  de Saúde da Mulher, Cleonúsia Vasconcelos;  a coordenadora de Saúde Mental, Flávia Roberta; a Enfermeira da ESF de Alto da Bondade I, Alessandra Acioli; a nutricionista Katharina Arruda, enfermeiras da ESF Jardim Brasil II, além da apoiadora do Ministério da Saúde, Adriana Silva.


Topo ▲