Amupe participa do dia Nacional de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

02/10/2017

 A Amupe participou do dia Nacional de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que aconteceu na frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e que teve como objetivo sensibilizar  o Governo Federal a repensar o corte orçamentário de 97% do repasse para o SUAS. Para continuar a atender toda a demanda o SUAS precisa de R$ 2,75 bilhões , porém, que foi encaminhado pelo Ministério do Planejamento foi de apenas, R$78 milhões, isto representa apenas 3% do orçamento necessário para o SUAS continuar as atividades.

O ato reuniu mais de 1800 pessoas, entre elas políticos, representantes de 73 municípios e das executivas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e representantes da Amupe.

Confira a baixo a fala da Vice-Presidente e Líder da do GT de Assistência Social da Amupe, Ana Célia Cabral, sobre a importância do SUAS e a luta por sua continuidade, durante o ato:

“Hoje, mostramos que um mais um é muito mais do que dois. Mostramos que quando somamos nossos esforços ficamos de um tamanho que, talvez, nem imaginemos. Mostramos que somos comprometidos com uma política pública garantidora de direitos, e que esses direitos são capazes de mudar histórias de vida”.

Hoje, disse a prefeita de Surubim, Célia Farias, “mostramos que somos capazes de fazer história, então parabéns pra nós! Cada gestor, técnico, usuário, conselheiro, trabalhador, militante que deixou sua cidade, suas obrigações, suas dificuldades em nome de uma causa muito justa: a defesa do SUAS”, “saímos mais fortalecidos e dispostos a lutar.”

É importante que “sigamos firmes na luta, mobilizando nossos municípios, empoderando nossos usuários, articulando nossos parlamentares sempre na certeza de que ‘somos madeira de lei que cupim não rói’”. Disse a vice-presidente e líder da GT de Assistência Social da Amupe e prefeita de Surubim, Célias Farias.

Compartilhe: