PE no ENEM: Secretaria de Educação e Esportes do Estado promovem aulões virtuais na TVPE em preparação para o ENEM

4 de maio de 2020

A partir deste sábado (02), a TVPE exibe o PE no ENEM com aulões online em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os aulões serão transmitidos no canal da TVPE no YouTube e canais da TVPE, todos os sábados, das 8h às 11h. A estreia contará com a participação dos professores João Correia (Ciências Humanas); Jairo Teixeira (Matemática); e Felipe Braga (Redação), do Colégio Cognitivo.

Com o fechamento das escolas e, consequentemente, a suspensão das aulas da Rede Estadual como medida de combate a propagação do novo Coronavírus, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, segue com o compromisso de estabelecer estratégias que possam minimizar os danos causados aos estudantes.

Com a resistência do Ministério da Educação (MEC) em adiar o exame, as provas do ENEM estão previstas para os dias 1º e 8 de novembro. Porém, a manutenção do calendário e a suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19 podem prejudicar os estudantes e causar uma desigualdade nos resultados finais, o que pode impedir, neste primeiro momento, o ingresso de muitos às universidades. Pensando em minimizar os danos, o Governo de Pernambuco lançou o educa-pe com aulas online para estudantes do Ensino Médio e Fundamental. 

Vale salientar que o Governo de Pernambuco possui um programa que viabiliza o acesso dos estudantes da rede estadual às universidades. Lançado em 2017, o Programa de Acesso ao Ensino Superior (PE no Campus) beneficia atualmente mais de 2000 estudantes e atua em dois eixos: apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior das redes estadual ou federal em todo o Brasil; e mobilização e preparação dos jovens para que participem do Enem e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE).

A Secretaria de Educação e Esportes vem realizando nos últimos anos aulões preparatórios para o ENEM em todas as regiões do Estado. Em 2019, estes encontros mobilizaram mais de 20 mil estudantes da rede estadual. Este ano, por conta do atual cenário de isolamento social, as aulas serão ministradas virtualmente com o apoio de professores parceiros, o que possibilita a participação de estudantes de todas a escolas, públicas ou privadas. “Neste momento, nosso maior desafio é encontrar caminhos que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e o ENEM é o foco principal dos estudantes que estão concluindo o ensino médio. O PE no ENEM surge com o intuito de manter o ritmo desses estudantes na preparação para as provas”, ressalta o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio.


Topo ▲