Bate-Papo com a CNM traz os desafios das políticas públicas para a juventude

21 de dezembro de 2020

bate papoOs desafios e as oportunidades das políticas públicas para a juventude foram os temas abordados pelo Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 18 de dezembro. De acordo com o Estatuto da Juventude, é considerado jovem aqueles que têm entre 15 e 29 anos. “Além do recorte de idade, que consta no estatuto, tem também a questão do Brasil enorme, com diversas realidades, o que nos leva a pensar em juventudes, no plural”, complementou a analista técnica em Juventude e Mulheres da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Thaís Mendes.

Para quem assume a gestão municipal no início do próximo ano, deve, entre outras coisas, estar atento às necessidades da juventude na região, às características para trabalhar e potencializar políticas que atendam às necessidades dos jovens. Para auxiliar os gestores municipais neste assunto, o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Marcus Barão, ressaltou que o órgão pode  e vai trabalhar de forma parceira com os Municípios. “O Conjuve quer ser o principal parceiro dos Municípios neste grande desafio e oportunidade”, disse.

Pacto pela Juventude

O Brasil tem a maior geração de jovens da história, vivendo agora o fim do chamado bônus demográfico do País e pensando nisso e nos desafios que surgem a partir disso, durante o processo eleitoral, o Conjuve lançou a iniciativa Pacto pela Juventude. “É um documento que elaboramos para apresentar candidatos e candidatas ao pleito municipal, uma reflexão sobre jovens e a política de juventude no Brasil”, reforçou Marcus.

Entre os desafios encontrados em diversas localidades, está a falta de recursos, estrutura e uma clareza para implementar uma política nacional e federal dentro de uma realidade municipal. “Nós ouvimos os Municípios e um conjunto muito grande de atores da política pública e construímos 24 propostas distribuídas em 12 eixos”, finalizou.

O presidente do Conselho, que é também coordenador do Atlas das Juventudes, também apresentou o material, mais uma ferramenta importante para os novos gestores e gestoras para que conheçam um pouco mais sobre o perfil da juventude brasileira e quais seus principais anseios e necessidades.

Saiba mais sobre o Atlas em: https://www.emmovimento.org.br/atlasdasjuventudes

Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲