Dezesseis Municípios Pernambucanos estão envolvidos na programação da 11a Semana do Patrimônio Cultural do Estado

8 de agosto de 2018

A XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco terá como tema Gestão Compartilhada: perspectivas e desafios. O evento vai de 13 a 17 de agosto e envolve ainda uma programação de “pré-semana”, que vai do dia 1º ao dia 11.

A abertura oficial da Semana acontece no dia 13, às 14h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista), com a participação de Antônio Nóbrega, que dará uma palestra sobre os desafios da cultura popular, a partir de suas experiências, e uma apresentação artística do Mestre Chocho, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. Na ocasião, haverá apresentação do projeto Acesse igreja.com, de André Martins; lançamento da Revista Aurora 463 – Ano III; e lançamento do livro “Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco”, organizado por Jacira França e Marcelo Renan de Souza.

O ponto alto da Semana é o dia 17, quando é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico com cerimônia no Teatro de Santa Isabel. Durante o evento, será feita a entrega do 3º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, bem como a diplomação dos seis novos Patrimônios Vivos.

PRÉ-SEMANA – Entre os destaques da programação que antecede a Semana de Patrimônio está um evento que acontece no dia 11 de agosto, das 9h às 12h30, na Igreja do Carmo (Praça do Carmo, Olinda). Com o tema “Reflexões acadêmicas sobre o patrimônio cultural: produção dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco”, o evento apresentará o resultado de pesquisas desenvolvidas por algumas instituições de ensino do Estado.

Com base em quatro eixos – brincar, experimentar, interpretar e pensar o patrimônio, as atividades contemplam uma variedade de ações: teatro, exposições, oficinas, capacitações, seminários, rodas de diálogo, exibição de filmes, mostra gastronômica, visitas mediadas, entre outras.

Este ano, além do Recife, participam da Semana do Patrimônio, os municípios de Abreu e Lima, Belém do São Francisco, Brejo da Madre de Deus, Garanhuns, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Floresta, Glória do Goitá, Gravatá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Tamandaré e Vicência.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DO PATRIMÔNIO


Topo ▲