Pernambuco na Cúpula Hemisférica de Prefeitos, entrevista com José Patriota

29/08/2017

 

Aliança das Cidades por uma América Unida – Nova Agenda Urbana e Desenvolvimento Sustentável

Nosso entrevistado da semana é José Coimbra Patriota Filho, prefeito de Afogados da Ingazeira – PE; presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); e representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cnods). Nesta semana, Patriota estará na cidade de Pachuca, capital do estado de Hidalgo, no México, para representar a Confederação Nacional de Municípios na XI Cumbre Hemisférica de Alcaldes a ser realizada entre os dias 23 e 26 de agosto.

Promovida pela Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), em parceria com organizações municipalistas de todo o continente, e pelo Governo do Estado de Hidalgo, o evento é considerado o mais importante do municipalismo latinoamericano e reunirá líderes de mais de 30.000 municípios do continente. Na programação, destacam-se palestrantes como Alicia Bárcena Ibarra, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), e Luis Almagro Lemes, secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), dentre outras presenças já confirmadas.

Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cnods) foi criada em 31 de outubro de 2016, por meio do Decreto nº 8.892, e tem o objetivo de “internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil”. Ligada à Secretaria de Governo da Presidência da República, a Comissão é formada por 16 membros: de um lado, representantes dos três níveis de governo; do outro, de organizações da sociedade civil, laborais, patronais e da academia.

Transcorridos oito meses desde a sua criação, a Cnods foi finalmente instalada em 29 de junho de 2017, quando seus 32 membros, entre titulares e suplentes, tomaram formalmente posse. Segundo Cláudio Ribeiro, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Articulação Social, à qual cabe a Secretaria Executiva da Cnods, o Brasil é o único país que possui uma comissão voltada para os Objetivos Globais que inclui governos e sociedade civil de forma paritária, como pode ser verificado na ilustração abaixo:

 

Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento SustentávelFoto: Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Créditos: Secretaria de Governo da Presidência da República

Na entrevista que nos concedeu, Patriota faz um balanço dos dois meses de funcionamento da Cnods, revela o que está sendo feito em Pernambuco para a implementação dos ODS e conta o que vem fazendo “em casa”, no município de Afogados da Ingazeira, onde é prefeito. Vale a pena conferir.

confira a entrevista:

 

Por: Renato Raposo – Folha PE

Compartilhe: