Projeto UFPE no meu Quintal leva conhecimento para o sertão do Pajeú

24/07/2017

A primeira edição do UFPE no meu Quintal aconteceu no município de Tabira, no sertão do Pajeú e localizado a 405 km de Recife, nos dias 16 a 22 de julho. O projeto, voluntário com apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da prefeitura, tem como proposta levar estudantes universitários de diversas áreas para municípios do interior, com o objetivo de ministrar cursos e capacitações variadas. Ao todo, foram abordados cinco eixos temáticos: Cultura, Saúde e Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano, Justiça e Cidadania e Meio Ambiente.

O UFPE no meu Quintal contou, na sua edição em Tabira, com 48 estudantes de 18 cursos de graduação e coordenados pelos professores José Eduardo Garcia, Sérgio Matias e Adriano Bento. Mais de 1200 inscrições prévias foram realizadas para as 27 oficinas ministradas na escola Prof. José Odano, no Ginásio Municipal, Clube Campestre, Academia da Cidade, Lar dos Idosos, Centro de Convivência, além dos distritos de Borborema e Brejinho.

De acordo com o professor José Eduardo Garcia, “o projeto UFPE no meu Quintal representa a essência da extensão universitária, uma vez que representa uma ponte direta entre o conhecimento acadêmico para a população, ao mesmo tempo que traz para a universidade os saberes populares”.

 

Equipe de Comunicação do projeto UFPE no Meu Quintal

Texto: Gustavo Augusto

Fotos: Paulo Nascimento

Compartilhe: