Dia da Terra: ONU chama atenção para a necessidade de proteger o meio ambiente

23 de abril de 2018

No domingo, 22 de abril, se celebrou o Dia da Terra. A data, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é uma tentativa de chamar atenção para a necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a biodiversidade do planeta.

A ONU decidiu designar a data para reconhecer que o planeta que habitamos, com seus ecossistemas, é o lugar da humanidade e que, para alcançar um justo equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais dos habitantes do planeta e as futuras gerações, é necessário promover a harmonia com a natureza e a Terra.

A origem dessa comemoração foi em 1970, ano em que se iniciou um movimento ambiental nos Estados Unidos que levou à rua 20 milhões de pessoas para lutar por um entorno mais saudável. O lema das Nações Unidas para o Dia da Terra deste ano é: Acabar com a poluição dos plásticos. A ONU convida a todos os Estados membros, organizações internacionais, regionais e locais, à sociedade civil e às ONGs para criar consciência sobre este dia.

ODS 15

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra aos gestores municipais que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabeleceram 17 metas que devem ser trabalhadas e alcançadas pelos países membros da ONU para a preservação do planeta terra e seus recursos renováveis e não renováveis até 2030.

O ODS 15 destaca a preocupação com a preservação e/ou conservação do que já existe, e reforça também para a relevância da reversão de danos já causados ao ambiente. A CNM destaca que a agenda é ampla e trabalha distintos aspectos que afetam diretamente a vida das populações de modo a garantir um futuro mais inclusivo e a preservação do planeta.

Mais informações sobre os ODS

Com informações do El País


Topo ▲