Ministério do Meio Ambiente premia o Município de Afogados da Ingazeira pelo Sistema de Reuso da Água

22 de agosto de 2018

 

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, e do Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis, promove amanhã (23/8) em Brasília, a final do 7º Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do qual o município de Afogados da Ingazeira foi contemplado com  o Sistema de Reuso de Água. Na ocasião, acontece também o 10º Fórum da Agenda A3P.

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, presidente da Amupe, participa da programação, onde fará a apresentação da experiência. O 7º Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade” tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública e estimular a replicação das ações bem-sucedidas, reconhecendo o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P.

Entenda o Sistema do Reuso da Àgua no Estádio

Com capacidade para 5 mil torcedores, o estádio precisa por dia de pelo menos 50 metros cúbicos (m³) de água para a manutenção do gramado. Pensando em formas alternativas e economicamente viáveis, a prefeitura realizou uma obra de captação do esgoto de um dos bairros da cidade para esse fim. “O município verificou uma área que apresenta topografia de acúmulo de água e que, neste limite de drenagem do terreno, um esgoto a céu aberto oriundo do Bairro São Braz poderia servir para o reuso”, explicou o tecnólogo em saneamento, Elias Silva.

A obra teve o custo de aproximadamente R$ 30 mil e consistiu na perfuração de poço estilo cacimbão, com 5 metros de diâmetro e seis de profundidade. Com a ação, aproximadamente 50 m³ de efluentes deixaram de ser despejados no rio, além da economia de mais de 100 m³ de água por dia, gerando uma redução média de R$ 15 mil por mês nas despesas com água e energia aos cofres do município.

O Sistema de Reuso de Água de Afogados da Ingazeira além de já ter sido premiado, foi apresentado por Patriota no recente Fórum Mundial das Águas ocorrido em Brasília.  O Prefeito inclusive foi convidado para apresentar a iniciativa em países da África e da Ásia. “Fico feliz com a repercussão do projeto. Mostra que com inteligência, ousadia e criatividade, podemos enfrentar e superar qualquer problema,” destacou o Prefeito José Patriota.

Diante do êxito da experiência, o prefeito José Patriota pretende continuar inovando em outras áreas. Está em fase de construção, a primeira praça pública com captação de água de chuva e reaproveitamento na sua manutenção e no campo de reaproveitamento de efluentes.


Topo ▲