Paulo Câmara leva Caravana da Educação ao Sertão do Pajeú

3 de maio de 2018

Governador acompanhou, nesta quarta-feira, em São José do Egito, a 7ª edição do circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, que movimentou centenas de estudantes de toda a região
SÃO JOSÉ DO EGITO – “Eu acho que é um meio de interação entre aluno, professor e escola. É um ótimo momento em que os alunos interagem com o grupo, fazem mais amizades e muitos descobrem talentos que vão seguir na carreira profissional”. Esse foi o sentimento compartilhado pela aluna Giovanna Rocha, de 14 anos. Giovanna, que cursa o 1° ano do Ensino Médio, na  EREM Carlota Breckenfeld, foi uma dos quase dois mil estudantes que participaram da Caravana da Educação. O evento é um circuito de atividades – culturais, esportivas e pedagógicas – que aportou, nesta quarta-feira (02.05), no município de São José do Egito, no Sertão do Pajeú. A 7ª edição da iniciativa, promovida em conjunto com a reunião de Pactuação de Metas 2018, foi acompanhada de perto pelo governador Paulo Câmara, que fez questão de visitar todos os polos do circuito e conversar com os alunos. 
 
“Eu resolvi participar dessa Caravana da Educação pessoalmente. As metas e as pactuações nós acompanhamos de perto, porque fazem parte efetivamente do nosso dia a dia, como governador, diante de uma área tão importante como a educação. A gente tem hoje uma forma de governar que mostra exatamente o que está acontecendo em todas as regiões, em todas as escolas, e os desafios são enormes. Mas desafios a gente enfrenta com trabalho, dedicação e pactuação. E é isso que a educação mostra, de maneira muito clara, que, com planejamento, metas, objetivos, transparência e muito diálogo, é possível  mudar, melhorar e avançar nesse sentido”, ressaltou o governador. 
 
Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede e de toda a comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leitura movimentaram os polos Esportivo e Cultural, realizados na EREM Oliveira Lima e na ETE Professora Célia Siqueira, respectivamente. À tarde, a partir das 14h30, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participaram do Polo Central, onde houve apresentação e explicação dos projetos “Enem, Tá Ligado?” e “PE no Campus”.
 
A Caravana surge com a proposta de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual. Até o momento, ela já passou por Limoeiro, Timbaúba, Gravatá, Paulista, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, e irá contemplar todas as regiões de Pernambuco até o final de maio. “É uma alegria estar, hoje, aqui no Sertão do Pajeú, em São José do Egito, com a Caravana da Educação. É a nossa sétima Caravana da Educação e o governador Paulo Câmara esteve em todas elas. Então, ele está mais do que acompanhando, ele está conduzindo a caravana”, avaliou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.
 
PACTUAÇÃO – Importante momento de discussão das metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e as escolas, a reunião de Pactuação de Metas 2018 reuniu os gestores de todas as 42 escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Alto Pajeú, para que todos conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro foi realizado na ETE Professora Célia Siqueira.
 
“Estamos na terra da poesia e, mais uma vez, ficamos muito gratos com a presença do governador e toda a sua equipe. Esperamos, nos próximos anos, receber de novo esta caravana que traz tanto saber para São José do Egito, para o Pajeú, para Pernambuco e para o Brasil”, salientou o prefeito Evandro Valadares.
 
Estiveram presentes o deputado federal Tadeu Alencar; os deputados estaduais Nilton Mota e Lucas Ramos; o secretário estadual Antônio Limeira (chefe de Gabinete); o presidente da Compesa, Roberto Tavares; os prefeitos Maria (Brejinho), Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Morais (Ingazeira), Sávio Torres (Tuparetama), Djalma da Padaria (Solidão), Vaninho de Danda (Santa Terezinha) e Adelmo Moura (Itapetim); o vice-prefeito de São José do Egito, Ecleriston Ramos; além dos ex-prefeitos Luciano Torres (Ingazeira), Wanderley (Brejinho), Dêva (Tuparetama) e Arquimedes (Itapetim). Participaram também os secretários executivos de Educação, João Charamba (Gestão de Rede), Maria Medeiros (Educação Profissional) e Severino Andrade (Coordenação).
 
Fotos: Hélia Scheppa/SEI
Texto: Débora Bandeira/SEI

Topo ▲