Alepe nos Municípios leva conhecimentos sobre Legislativo a Ipojuca

4 de setembro de 2019

A cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, recebeu o Projeto Alepe nos Municípios nesta terça (3). Essa foi a segunda edição da iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco que pretende visitar os 184 municípios do Estado a fim de esclarecer os cidadãos sobre as atividades do Parlamento Estadual e aproximar a instituição, sediada no Recife, dos moradores das outras cidades.

Em Ipojuca, a ação envolveu palestras sobre as atribuições do deputado estadual, esclarecimentos a respeito dos canais de participação e, ainda, um quiz com estudantes. Durante as atividades, realizadas na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Frei Otto, no distrito de Nossa Senhora do Ó, um posto de atendimento da Ouvidoria do Poder Legislativo ficou disponível para colher sugestões e ouvir as demandas da população.

O ouvidor-executivo da Alepe, Douglas Moreno, explica que os participantes têm total liberdade para se pronunciar e podem contribuir efetivamente para a atividade legislativa. “Podem apresentar, por exemplo, ideias de projetos de lei, de algo a ser alterado ou criado, para que os deputados recebam e encaminhem. As pessoas ficam se sentindo empoderadas, porque tiveram alguma ideia que se transformou em lei”, observou Moreno.

O consultor legislativo Daniel Sarinho, que foi um dos palestrantes, considera que a ação pode contribuir para a construção da cidadania. “Trazendo a política para mais próximo da população, ela entende que é um instrumento de transformação popular”, afirmou. “A gente apresenta vários caminhos por meio dos quais qualquer um pode interferir diretamente na pauta do Poder Legislativo, como o projeto de lei de iniciativa popular, a sugestão legislativa e a audiência pública.”

O evento contou com a presença de deputados que têm base eleitoral na região, como é o caso de Romero Sales Filho (PTB), Simone Santana (PSB) e Pastor Cleiton Collins (PP). Eles salientaram a importância de os ipojucanos se sentirem representados na Alepe e poderem contribuir para a Casa de Joaquim Nabuco.

Presidente da Assembleia, o deputado Eriberto Medeiros (PP) enfatizou o compromisso da Mesa Diretora em aproximar, cada vez mais, o Poder Legislativo dos pernambucanos. “O objetivo é irmos aglutinando sugestões. Já temos novos parceiros, como secretários de governo e outras entidades que nos procuraram querendo participar. Vamos buscar um formato de aproximar as instituições e trazer todos aqueles que queiram ser incluídos”, anunciou.

O Alepe nos Municípios encerrou com um jogo de perguntas e respostas sobre o funcionamento do Poder Legislativo estadual. A participante com mais acertos foi a estudante Gabriela de Araújo, de 16 anos, que ganhou um tablet como premiação. “A gente conheceu o que pode e deve ou não fazer. Achei muito boa essa vinda até nós, jovens e estudantes, que somos o futuro do País”, avaliou. A próxima edição será no dia 9 de setembro, no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife). No último dia 27 de agosto, o projeto foi levado para Timbaúba, na Zona da Mata Norte.


Topo ▲