Amupe presente no  I Seminário de Controle Interno em Pernambuco

14 de maio de 2019

 Cerca de 200 pessoas participaram do “I Seminário de Controle Interno – Control/Conaci”, realizado no  dia 10, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). “Observatório da Despesa Pública e IA-CM: modelos de atuação e fortalecimento do controle interno” foi o tema central do evento, aberto pela secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet. A Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe, esteve presente neste evento representada por vinte municípios.

O evento foi fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial, o seminário vem percorrendo algumas capitais do País. A edição em solo pernambucano foi organizada pela Escola de Controle Interno (ECI/SCGE). “Ao trazer este seminário para Pernambuco, nossa intenção foi a de aprimorar ainda mais o desempenho organizacional e de governança do Poder Executivo Estadual e das instituições que já são nossas parceiras”, destacou a secretária.

Ela enfatizou, também, que para se atingir resultados favoráveis em qualquer organização ações de controle interno são ferramentas fundamentais. “Na administração pública, esse mecanismo previne erros, fraudes e desperdícios, contribuindo para que o Estado se torne cada vez mais econômico, efetivo, eficiente e transparente. Com uma gestão adequada dos recursos públicos, conseguimos atingir metas e atender a população com serviços de qualidade”, ressaltou.

No período da manhã, a programação teve início com a palestra de Rodrigo Dutra, do Conaci, que abordou o tema “IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna): a implementação do modelo em Santa Catarina e a experiência do governo indonésio”. Na sequência, Lúcio Pinho, também do Conaci, falou sobre “Impactos estratégicos da auditoria interna para a gestão”.

À tarde, Cleomar Viana Batista, da CGU, apresentou o tema “Rede do Observatório de Despesa Pública (ODP): metodologia e atuação”. Depois, Taciana Amorim e Hugo Santiago, ambos da SCGE, falaram sobre “ODP Pernambuco: agente fortalecedor das macrofunções do Controle Interno”. E, encerrando a programação, Caio Augusto, da ODP Recife, apresentou a experiência do observatório na Prefeitura do Recife.

Com informações Gerência de Jornalismo (GEJO)


Topo ▲