“É importante investir em inovação, mas não esquecer de fortalecer as redes existentes”, diz secretário executivo de assistência social Joelson Rodrigues

11 de julho de 2019

Políticas inovadoras para o fortalecimento da segurança pública foram discutidas, ontem (09), no Seminário dos Municípios Pernambucanos, promovido pela Amupe, no Centro de Convenções de Olinda. Na oportunidade, foram apresentados projetos e iniciativas que visam a inclusão da população menos favorecida em programas de qualificação profissional, prevenção de violência e núcleos culturais.

Os secretários executivos de segurança urbana e assistência social, Paulo Moraes e Joelson Rodrigues, respectivamente, e a assessora técnica da secretaria de prevenção à violência e combate às drogas Marta Medeiros foram os palestrantes da mesa, que foi mediada pela vice-presidente da Amupe e prefeita de Surubim Ana Célia.

Hoje, o Estado, juntamente com os municípios, possui um a vasta rede de iniciativas que visam o desenvolvimento social como política de segurança. Segundo o secretário executivo de assistência social Joelson Rodrigues, para a prevenção de violência “é importante trabalhar com política inovadoras, mas não esquecer e fortalecer os projetos já existentes como o CRAS, o CREA, Serviços de Acolhimento e fomentar as políticas de juventude”, pontuou.

Joelson Rodrigues ainda frisou que 100% dos municípios pernambucanos já tem o CRAS e a maioria deles já dispõe da ferramenta do CREA. No entanto, “o desafio hoje é qualificar esses serviços, coisa que a secretaria está dialogando em relação a importância de co-financiamentos, e fortalecer a rede como um todo, incentivando ações de protagonismo e participação da juventude”, explicou o secretário executivo.

A assessora técnica da secretaria de prevenção à violência e combate às drogas Marta Medeiros apresentou o Programa Juventude Presente, uma estratégia de prevenção à violência do governo, que é coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que visa incentivar o protagonismo juvenil e despertar o engajamento do jovem na sua comunidade, por meio de qualificação profissional, oficinas de conexão sociocultural, núcleos de cultura e paz e núcleo de prevenção social.

Segundo Marta Medeiros, a aplicação das oficinas está sendo feita de forma gradual, em um mapeamento já produzido em parceria com a secretária de educação do Estado, em consonância com a mobilização da comunidade. “A ideia é chegar em todo o território estadual. Já o núcleos, há uma meta de implantação de 12 deles, a instalação é firmada a partir de critérios de índices, como o CVLI e CVP, e de parcerias entre Estado e Municípios”, exemplificou a assessora.

Paulo Moraes, secretário executivo de segurança pública do Recife expôs o que já vem sendo feito em âmbito municipal visando o desenvolvimento social e a segurança pública, a exemplo dos Centros Comunitários pela Paz (Compaz), que tem o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. A prefeitura do Recife já entregou duas unidades do Compaz e outras obras estão em execução.

A vice-presidente da Amupe e prefeita de Surubim Ana Célia elogiou a Associação pela produção do evento e destacou o debate como ferramenta de aquisição de conhecimento. “Eu tenho certeza que todos os prefeitos, todas as prefeitas, todos os participantes saem daqui com sentimento de esperança de que é possível sim, através de prevenção, diminuir os índices de homicídio e de roubo”, declarou a prefeita.


Topo ▲