Equipe técnica da CNM visita projeto educacional em São Lourenço da Mata (PE)

10 de dezembro de 2019

Pref. São Lourenço da Mata (PE)A equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) chega a São Lourenço da Mata (PE), nesta terça-feira, 10 de dezembro. O objetivo da visita é conhecer mais de perto o Programa Controlador Mirim, finalista do Prêmio MuniCiência 2019-2020 – Municípios Inovadores. O projeto educacional terá sua história e estruturação sistematizados em um Guia de Reaplicação. Informações detalhadas sobre esta iniciativa serão disponibilizadas em 2020 para que os demais Municípios interessados possam reaplicar a prática.

Durante os próximos dois dias, a equipe da CNM conversará com gestores da iniciativa e o público impactado por ela. A ideia é coletar o máximo de informações para a realização do Guia e de um vídeo. O projeto, iniciado em fevereiro de 2018, tem como propósito estimular a educação fiscal e o monitoramento dos gastos públicos, fazendo com que os alunos se conscientizem das problemáticas do Município. A proposta é que eles possam se tornar agentes transformadores da sociedade.

Por conta de seu impacto na gestão pública, o Programa Controlador Mirim está entre os dez projetos inovadores finalistas do Prêmio MuniCiência. Realizada pela CNM, a premiação está em sua terceira edição e conta com o apoio financeiro da União Europeia no Brasil. Além de São Lourenço da Mata (PE), Municípios de Goiás (GO), Juína (MT), Conde (PB), Pedra Branca do Amapari (AP), Cacoal (RO), Monteiro Lobato (SP), Vitória (ES), Venâncio Aires (RS) e o Consórcio Quiriri (SC) terão suas iniciativas sistematizadas em Guias.

Votação 
O Prêmio MuniCiência faz parte das ações do Projeto UniverCidades, e o objetivo é reconhecer e disseminar as iniciativas das administrações públicas municipais com impacto positivo e transformador na sociedade. Em paralelo às visitas e à sistematização das informações em Guias de Reaplicação, a votação on-line ocorre para definir as cinco iniciativas do Prêmio MuniCiência que participarão de um seminário internacional para troca de experiências.

Já o Projeto UniverCidades é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, promovido pela CNM, com o apoio da União Europeia no Brasil. O projeto busca fortalecer as capacidades municipais de implementação de políticas públicas por meio da gestão do conhecimento municipal. Para isso, realiza diálogos regionais para aproximar gestores e academia, e está realizando a atualização do mapeamento que busca identificar arranjos e parcerias já existentes entre centros de ensino e pesquisa e os Municípios.

Confira AQUI a primeira edição do “Catálogo de parcerias entre Centros de Ensino e Pesquisa e Municípios 2018” e AQUI as edições anteriores do material

Da Ag. Galo/Ag. CNM de Notícias
F
oto: pref. São Lourenço da Mata (PE)


Topo ▲