Patriota mostra força política e é reeleito por aclamação presidente da Amupe

6 de fevereiro de 2019

Os prefeitos do estado reelegeram, nesta terça-feira (5/02), por aclamação, a nova Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que tem como presidente mais uma vez o gestor de Afogados da Ingazeira, José Patriota. A Assembleia Geral da entidade, a primeira de 2019, foi realizada, em sua sede, e contou com a participação do presidente da Confederação Nacional Municipalista (CNM), Glademir Aroldi. Após a eleição, o governador Paulo Câmara foi ao evento apresentar seu novo secretariado e novidades a respeito do Fundo de Participação dos Municípios (FEM).

 

Em seu discurso de agradecimento, o presidente da Amupe ressaltou que a entidade atua não em defesa dos prefeitos, mas dos municípios. “É uma associação que trabalha em benefício do povo pernambucano. A pauta é fortalecer os municípios. Como fazer mais pelo povo se o município não tiver condições de governança, de implementação de políticas. É a diversidade; o exercício pleno da democracia. A partir do entendimento de que não há briga por cargo, função, por destaque, por posição. Não foi Patriota que fez essa história, foi um conjunto de companheiros e companheiras que dedicaram suas vidas, que largaram suas famílias e sacrificaram-se”, destacou Patriota, que ficará no cargo pelo próximo biênio.

O gestor ressaltou o trabalho coletivo em prol das pessoas. “Eu jamais teria condições de dar conta de tudo sozinho. Esse coletivo de representantes e colegas, onde cada região tem dois representantes, e todo mundo se envolve independente do partido, é que é o responsável pelo nosso êxito. Quero dizer que todas as nossas eleições foram construídas com base no nosso entendimento. As eleições partidárias pegam fogo lá fora, porque aqui dentro a Amupe continua na marcha de uma pisada só. As lideranças estaduais dos partidos que os colegas participam e se filiaram também respaldam esse entendimento”, argumentou José Patriota, comemorando o fato de todos os 184 municípios pernambucanos estarem inscritos na associação.

CNM presente no evento

 o presidente da da CNM explicou que, por sugestão de Patriota, a confederação criou uma pauta a ser apresentada ao presidente Jair Bolsonaro. São 30 proposições a serem trabalhadas. Uma das mais importantes, segundo Aroldi, são os impactos da reforma da Previdência nos municípios. “Essa é essencial para que, a partir daí, possamos começar a trabalhar a regulamentação do Pacto Federativo. A nossa Constituição completou 30 anos e esse pacto nunca foi regulamentado”, pontuou Aroldi, que veio a Pernambuco especialmente para a Assembleia da Amupe. O presidente fez questão de elogiar os pernambucanos pela unidade em torno de Patriota; e conclamou os gestores a participarem da Marcha dos Prefeitos no mês de abril, em Brasília.

FEM agradou  os prefeitos

 FEM- O governador Paulo Câmara se comprometeu com os mais de 100 prefeitos presentes a liberar este ano R$ 5,6 milhões do FEM, sendo parte desse valor pago ainda em fevereiro, para a conclusão de obras da versão de 2014 do fundo. Em março, cairá nas contas das prefeituras a outra parte desse total, referente ao FEM 2015. Esses recursos também serão destinados a novos projetos demandados por cada município. “Vamos ter um calendário definido para discutir a Saúde, as questões que estão pendentes, e, principalmente, o que precisa ser feito nos próximos anos. E não só na Saúde. Vamos discutir, também, todas as áreas fundamentais em parceria com os municípios”, assegurou.

DIRETORIA EXECUTIVA – Integram a Diretoria Executiva da Amupe, além do presidente José Patriota, a vice-presidente Ana Célia Farias (Surubim); o primeiro-secretário José Bezerra Tenório (Itapissuma); o segundo-secretário Mário Ricardo (Igarassu); o primeiro-tesoureiro, João Batista dos Santos (Triunfo); o segundo-tesoureiro, Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte); a secretária da Mulher, Débora Almeida (São Bento do Una); e Judite Botafogo (Lagoa do Carro), sua suplente. Além deles também foram eleitos os conselhos fiscal e deliberativo, que reúnem prefeitos de todas as microrregiões do estado. As mulheres foram mais contempladas nesta gestão que dobrou de cinco para dez representantes, na executiva e fiscal.

HOMENAGEM
 – A Amupe ainda prestou uma homenagem no ato desta terça ao médico e professor Fernando Figueira, que, se estivesse vivo, faria 100 anos ontem. Representando a família, o filho do fundador do Imip, Fernando Augusto, recebeu uma placa alusiva à data. O Cordel Encantado de São Bento do Una fez uma apresentação enaltecendo a vida de Fernando Figueira, que fundou uma série de outras entidades ligadas à Saúde.

 

 

CURRICULUM VITAE – JOSÉ PATRIOTA

JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO, 58 anos, nascido no município de Tabira, Pernambuco, Brasil.
Filho de agricultores do semiárido nordestino.

Formado em Serviço Social.

·       Foi assessor sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAPE por mais de 20 anos, apoiando os agricultores na luta por ações de convivência com a seca.

·       Foi consultor dos Movimentos Sociais e de Cooperativas de Trabalhadores da Região Nordeste

·       Em 1982 foi eleito o vereador mais jovem da história do município e o primeiro eleito pela oposição ao regime militar, pelo MDB. Foi vereador por 03 mandatos e ocupou a presidência da Câmara de Vereadores do município de Afogados da Ingazeira.

·       Em 2005 foi secretário de Saúde do Município, implantando uma gestão diferenciada com mais participação da sociedade, através do Conselho Municipal Rural e Urbano – CONDRUR.

·       No período de 2007 a 2012 (Governo de Eduardo Campos) foi Secretário Estadual de Articulação Regional e Gerente Geral do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – PRORURAL, desenvolvendo intenso programa governamental de apoio aos agricultores, direcionando as ações governamentais para a convivência com o semiárido.

·       Em 2012 foi eleito Prefeito do Município de Afogados da Ingazeira/PE, situado na Região do Sertão do Pajeú.

·       Em 2013 foi eleito Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. Tem se destacado na defesa dos municípios, numa luta incessante pela autonomia e fortalecimento dos municípios. Defensor do associativismo e da gestão compartilhada, vem desenvolvendo ações para o fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais, ocupando atualmente a função de articulador nacional dos Consórcios, pela CNM.

·       O município é membro do Consórcio Intermunicipal do Pajeú – CIMPAJEÚ e do Consórcio de Municípios Pernambucano – COMUPE, do qual ocupa hoje o cargo de Presidente. A criação do COMUPE, que atua na aquisição de medicamentos de farmácia básica, foi incentivada por Patriota objetivando Impactar o desabastecimento e custo dos medicamentos.

·       Em 2016 foi reeleito prefeito, com 83,5% dos votos válidos, sendo proporcionalmente, o prefeito mais votado do todo o Estado, resultado de sua gestão em prol da população e do desenvolvimento do município e Região.

·       Foi reeleito para a presidência da AMUPE para a gestão 2015-2017 e 2017-2019.

·       No período de 2010 a 2015 a AMUPE assumiu a Secretaria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), envolvendo mais de 50 municípios.


Topo ▲