Vacinação preventiva de crianças contra o sarampo deve ocorrer em todo o país

23 de agosto de 2019

Marcelo Camargo /ABrPreventivamente, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a vacinação de crianças de seis meses a menores de 1 ano contra o sarampo, em todo o país, a partir desta quinta-feira, 22 de agosto. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

O governo estima a vacinação de 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, 1,6 milhão de doses a mais serão enviadas aos Estados. A medida é uma resposta ao aumento de casos da doença.

Além dessa dose que está sendo aplicada agora, segundo recomendação do ministério, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses.

De acordo com o ministério, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto, 1.680 casos de sarampo foram confirmados. As ocorrências foram em 11 Estados: São Paulo teve o maior número casos, com 1.662 registros. Rio de Janeiro teve seis casos; Pernambuco, quatro; Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe e Piauí registraram um caso, cada um, ao longo desse período.

Ainda assim, o coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes. Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o governo também orienta Estados e Municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da EBC
Foto: Marcelo Camargo /ABr


Topo ▲