Amupe promove Encontro de Novos Gestores

3 de dezembro de 2020

Por Diario de Pernambuco

O evento busca capacitação dos novos prefeitos e prefeitas do estado

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoverá, nos dias 14 e 15 deste mês, um encontro entre os novos gestores do estado, para conversar sobre os desafios que os prefeitos e prefeitas irão enfrentar nesse novo ciclo de gestão. O evento irá acontecer no Hotel Cannarius, na cidade de Gravatá.

A associação congrega todos os 184 municípios pernambucanos, neste encontro, o objetivo é trazer informações e contatos aos novos gestores. “Se elegeram 103 novos prefeitos, isso significa que a maioria não tem experiência em gestão municipal pública. Quem entra tem uma nova equipe, um novo perfil, um novo tipo de abordagem e compromissos de campanha. Muitas vezes são pessoas sem contato com a gestão pública e a Amupe ajuda nesse desenvolvimento”, ressaltou o presidente da Amupe e prefeito do município de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

Para Patriota, há uma necessidade de capacitação dos prefeitos e prefeitas. “É necessário ter gestores profissionalizados, mais capazes e com um nível maior de conhecimento. São pessoas comprometidas e até realizadas em sua atividade profissional, mas isso não significa experiência em gestão pública. Por isso é importante capacitar prefeitos e equipes”, ressaltou.

O evento ocorre desde 2012, logo após as eleições da prefeitura, contando com a participação e apoio de vários órgãos ,como o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Pernambuco, A Universidade Federal de Pernambuco, a Confederação Nacional dos Municípios e, neste ano,  a presença do governador Paulo Câmara (PSB). “Cada encontro desse ajuda na capacitação dos novos gestores”, comentou José.

“O gestor público eleito busca corresponder às expectativas do povo que lhe elegeu e, mas também de cumprir uma série de determinações legais. Por isso a preocupação da Amupe em orientar os gestores nos desafios da gestão municipal”, concluiu o presidente. Neste ano, por conta da pandemia, a participação no encontro é limitada a dois representantes por município, o gestor eleito e mais uma pessoa.

O evento é gratuito e as inscrições estão abertas no site da Amupe, no link: http://pages.lahar.com.br/cadastro-encontro-de-novos-gestores-2021


Topo ▲