CNM Qualifica EaD: Elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos sólidos.

20 de novembro de 2020

Elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos sólidos.

Local: Plataforma EaD

Data: 24 a 25 de novembro

Horário: 14:00 às 17:00

Inscreva-se

A gestão de resíduos sólidos municipais é um desafio para toda administração pública e sua má gestão pode causar problemas junto aos órgãos fiscalizadores como Tribunal de Contas, Ministério Público e órgãos estaduais de fiscalização.

Observando que é obrigação dos Municípios elaborarem seus PMGIRS e ajustarem a gestão de resíduos sólidos local a sua realidade para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao mesmo tempo começar uma gestão eficiente em resíduos.

Ao participar deste treinamento, os servidores serão capazes de identificar as necessidades locais em um diagnóstico realizado de forma adequada e as etapas seguintes de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos.

A Confederação Nacional de Municípios – CNM e o Instituto Paulo Ziulkoski – IPZ trazem essa qualificação totalmente online.

Palestrante: Edison Martinez

Formado em Tecnólogo Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental com especialização em Gestão Ambiental de Empresas, e mestrado em Auditoria Ambiental pela Universidade da Espanha e, Saneamento e Saúde Ambiental pela Fiocruz. Fui coordenador técnico de meio ambiente e saneamento pela CNM participando da construção da Política Nacional de Resíduos Sólidos junto ao Congresso Nacional. Também fui assessor de meio ambienta da Federação Goiânia de Municípios – FGM. Conselheiro do CONAMA e atualmente consultor da FUNASA e Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS desenvolvendo um programa de gestão integrada de resíduos sólidos regionalizada para o Governo Federal.

Programação:

Módulo 01 – Dia 24 de Novembro das 14h às 17h.

Conhecendo a legislação de resíduos sólidos
Importância da Classificação de resíduos sólidos na GIRS
As etapas do PMGIRS
Criando os Comitês Municipais e as capacitações

Módulo 02 – Dia 25 de Novembro das 14h às 17h.

Plano de Mobilização e Comunicação Social
Realizando o diagnóstico técnico participativo
Definindo as metas e ações
Prognóstico e planejamento estratégico
Propostas, projetos e programas
Identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada
Indicadores de desempenho
Sistema Municipal de Informações de Resíduos
Inscrições GRATUITAS para servidores de municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de 3 inscrições, a partir da 4ª, investimento de R$90,00 por servidor.

O valor de inscrição para participante de Município não filiado à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00 reais. Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma. Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma.

Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.

Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(51) 3407-4935 | cursos@institutopz.com.br

Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.

Informações: (61) 2101-6000 ou cnmqualifica@cnm.org.br


Topo ▲