Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica de Surubim completa um ano

22 de julho de 2020

A Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica, localizada na praça Estefânia de Farias, no centro de Surubim, completa um ano nesta quarta-feira, 22 de julho. A feira acontece todas às quartas feiras com o horário de funcionamento das 06h às 10h. Essa iniciativa foi construída através das parcerias entre o poder público e a sociedade civil organizada.

Entre as entidades responsáveis estão a Prefeitura Municipal de Surubim, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, a Secretaria de Agricultura de Surubim, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Agroflor, o Sabiá e o Banco do Nordeste, também contando com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim, Orobó, Vertente do Lério e de Cumaru, do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), além do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Surubim. Além dos municípios listados acima, a feira também traz agricultores de Bom Jardim, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho e João Alfredo.

A feira está completando seu primeiro aniversário, trata-se de um momento de celebração e afirmação do trabalho diferenciado na agricultura familiar do Agreste Setentrional. Para o coordenador da secretaria de Agricultura de Surubim, Paulo Bandeira de Lima “a feira é um marco no agreste setentrional. Um primeiro passo para a disseminação da agroecologia e para a conquista de políticas públicas de incentivo e de acesso ao crédito para o desenvolvimento rural e sustentável”, completou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Surubim, José Inácio, “a feira era um sonho dos agricultores da região para comercializarem suas produções diretamente com o consumidor. Para isso, o conselho realizou várias assembleias com outros municípios e vários órgãos do poder público para viabilizar a iniciativa. Nós conseguimos por meio de Lei, aprovada na Câmara Municipal, esse grande avanço para agricultura familiar do Agreste Setentrional. E hoje nós levamos bons produtos, 100% orgânicos, de qualidade para a população”, completou.


Topo ▲