Fortes chuvas causam transtornos em Afogados da Ingazeira. Pajeú está em alerta

25 de março de 2020

Chuvas fortes registradas nas primeiras horas desta quarta-feira, 25/03, vêm deixando estragos na região do Sertão do Pajeú. A cidade de Afogados da Ingazeira é uma das mais atingidas. Choveu na Princesa do Pajeú, 128 milímetros em apenas 8 horas. Parte da cidade está ilhada. As pontes de estrada de quem vem sentido Iguaracy foram arrastadas pela força da água.

Também há registros de preocupação em municípios como Serra Talhada, Carnaíba, Sertânia e Iguaracy.

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Afogados da Ingazeira

 

As fortes chuvas que caíram em Afogados na madrugada de terça para quarta-feira, 128 mm em apenas quatro horas, provocaram graves danos concentrados, sobretudo, no bairro Borges.

O quadro de momento é de 20 famílias desabrigadas. Por conta da ação imediata da equipe de defesa civil do município, na retirada das pessoas, não houve mortes. A inundação de parte do bairro se deu por conta da ruptura de um açude na comunidade rural do Riacho da Onça. Os acessos da cidade estão bastante comprometidos. O Prefeito José Patriota entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, Fernanda Batista, e com a Presidente da COMPESA, pedindo socorro para recuperar os acessos e ajudar no auxílio às famílias.

Dos desabrigados, dez famílias foram para casa de parentes. As outras dez, totalizando 36 pessoas, estão abrigadas na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PET, na Rua Júlio Câmara. As doações de mantimentos, remédios e roupas pode ser feita na Secretaria Municipal de Saúde. Por conta de haverem muitas crianças desabrigadas, a urgência maior é por fraldas, leite e pomadas dermatológicas para combater assaduras.

Após uma rápida reunião com o Prefeito José Patriota, toda a equipe de defesa civil já voltou para as ruas, para visitar as famílias que se encontram nas áreas de risco que margeiam o Rio Pajeú, e que já vem sendo acompanhadas pela defesa civil. Estamos todos a postos para a necessidade da urgente remoção das famílias. Recomendamos a quem possa, nesse momento, se deslocar temporariamente para a casa de familiares ou amigos, em locais mais seguros.


Topo ▲