Lei Aldir Blanc: Amupe levou capacitação para técnicos municipais

14 de setembro de 2020

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com a Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE) concluiu no último sábado (12/09), em Salgueiro, as capacitações com gestores de cultura municipais a fim de discutir a elaboração de edital para recebimento dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro para trabalhadores da cultura e espaços culturais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Foram seis encontros com 130 municípios participantes, que seguiram todo o protocolo sanitário de combate ao vírus como a realização das reuniões em lugares arejados, distanciamento social entre os participantes e higienização constante. Para o presidente da Amupe, José Patriota, “a Amupe se sente lisonjeada em participar deste movimento de capacitação em prol do recebimento desses recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. Discutimos modelos de editais que contemplam todos os trabalhadores da cultura. Meu muito obrigado a participação de todos”, enfatizou.

O movimento começou no Sertão do Pajeú, quando as cidades Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Serra Talhada, tiveram a ideia de juntar os gestores de Cultura da região pra elaborar um edital que atenda as demandas de cada município e a sua realidade.

Segundo o presidente da Astur/PE, Edgar Santos, “o encontro serviu também para mostrarmos aos gestores a importância da Lei Aldir Blanc para os municípios. Nunca recebemos uma verba tão grande na pasta da cultura para executarmos de maneira emergencial, então a gente agradece aos prefeitos e a Amupe pela sensibilização com o movimento” completou.


Topo ▲