Para estimular candidaturas femininas nas eleições, MMM busca parcerias e prepara evento

24 de janeiro de 2020

CNMPara impulsionar candidaturas femininas nas eleições de outubro, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) busca parcerias e prepara grande encontro nacional. Essas e outras ações do movimento foram apresentadas à coordenadora Geral de Articulação Nacional de Combate à Violência Contra Mulheres da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Salete Aragão.

Em reunião com a representante do governo e a equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta quarta-feira, 22 de janeiro, as ações, as pretensões e os esforços do MMM foram narrados. Lembrando que MMM lançou o Informativo 90 anos de Mulheres na Liderança Municipal, em 2017. Da mesma forma, Salete destacou as iniciativas para envolver às mulheres no protagonismo político e para fortalecer o papel feminino na sociedade.

Como as duas instituições buscam maior politização das mulheres e maior envolvimento delas nos debates e nas tomadas de decisões em todos os níveis, com destaque para eleições municipais 2020, a possibilidade de parceria e sugestão de ações até o período eleitoral foram debatidos. Dentre as medidas viáveis, uma cartilha com orientação aquelas que desejam se candidatar e um guia da mulher candidata. As publicações devem ser parte da campanha Mais Mulheres no Poder.

Lançada em 2018, a campanha objetivo ampliar a presença feminina em cargos de direção e decisão em todas as esferas: política, jurídica, pública e privada, no âmbito dos governos federal, estadual, municipal e distrital, bem como nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nesse mesmo propósito, o MMM quer fazer frente à redução de mulheres eleitas, que teve menor resultado histórico em 2016.

Em relação à eventos estratégicos, a organização do I Encontro Nacional do MMM ganhou destaque. Agendado nos dias 15 a 16 de abril, na sede da CNM, o evento promoverá mesas de debates sobre o incentivo e o fortalecimento de lideranças femininas. Também trará em sua programação oficinas sobre a localização do ODS e o debate sobre o desafio da eleição de mais mulheres no meio municipal.

Para o MMM é fundamental que as mulheres estejam cientes de seus direitos e deveres na política, fortalecendo e fomentando a representação feminina em todas as esferas políticas. Com esse espírito, A comemoração dos quatro anos do MMM e o encerramento do primeiro ciclo de gestoras, que compuseram o primeiro grupo de trabalho do Movimento, deve ocorrer durante o evento.

Durante a programação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 25 a 28 de maio, ocorrerá uma homenagem especial a essas mulheres.

Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲