Recife: Quinhentos testes RT-PCR serão disponibilizados semanalmente para o Dycovid

30 de junho de 2020

Por Folha de Pernambuco

O mapeamento do Dycovid acontece por meio da identificação de proximidade entre celulares

Quinhentos exames do tipo RT-PCR, que identifica o novo coronavírus, serão disponibilizados semanalmente pela Prefeitura do Recife para serem utilizados na população rastreada pelo aplicativo Dycovid.

A ferramenta de mapeamento do risco de contaminação do vírus foi desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Porto Digital e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O mapeamento do Dycovid acontece por meio da identificação de proximidade entre os celulares das pessoas de forma anônima e com garantia de privacidade, levando em consideração a duração desses encontros.

“Isso vai permitir que a gente faça a identificação da contaminação mais cedo e a recomendação para que a pessoa faça o isolamento e evite novas contaminações”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Julio, nesta terça-feira (30), durante o anúncio da disponibilização dos testes.

Segundo o promotor de Justiça, Antônio Rolemberg, o MPPE participou de todo o processo de validação da privacidade dos dados envolvidos no aplicativo. “Essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com vários países. Esperamos que a população se conscientize e que com a possibilidade de serem testadas através das indicações que a aplicação vai dar, se conscientizem da necessidade ter o aplicativo instalados no aparelho celular.

O aplicativo Dycovid está disponível para os sistemas iOS e Android e pode ser baixado por todos os pernambucanos. Para fazer uso da ferramenta é necessário fornecer o número de celular, que será validado através de um número de verificação, que será enviado por mensagem. Após a validação, o usuário poderá acessar o aplicativo, onde terá acesso às informações como; grau de risco de contaminação, mapa de risco de contaminação, guia customizável com informações sobre o coronavírus, entre outras opções.

Para apontar o grau de risco de contaminação, o sistema do Dycovid apresenta o status individual de cada usuário dividido por nível, tendo como base o contato com pessoas e/ou lugares infectados. O nível zero significa que não existiu contato com nenhuma pessoa infectada desde o momento em que o aplicativo foi instalado. Já o nível um aponta que houve contato com um ou mais infectados a uma proximidade de menos de oito metros por, pelo menos, três minutos.

O nível dois indica que existiu proximidade com uma ou mais pessoas contaminadas a menos de cinco metros por, pelo menos, sete minutos. O nível três significa que o usuário esteve a menos de três metros de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus por, no mínimo, dez minutos. O aplicativo é atualizado a cada seis horas, e o status pode mudar.

A partir da integração das ferramentas, o Dycovid disponibiliza o acesso ao aplicativo Atende em Casa para as pessoas que estejam nos níveis de risco um, dois e três. Quem apresenta sintomas de gravidade passa por uma avaliação prévia e, quando necessário, recebe teleatendimento por vídeochamada com enfermeiro ou médico, além de ser monitorado.

Mais de 45.600 mil usuários se cadastraram no aplicativo Atende em Casa. Foram realizadas mais de 19.500 mil teleorientações, por médicos ou enfermeiros, às pessoas com sintomas ou condição de gravidade e mais de 4.800 mil pacientes, que passaram pela teleorientação, foram orientadas a procurar um serviço de saúde para consulta.


Topo ▲