Aberta consulta pública sobre Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

29 de novembro de 2021

30092021 lei do governo digitalA Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os gestores podem participar de consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-digital). Aberta até o dia 14 de janeiro de 2022, a consulta tem por objetivo garantir a ampla participação social para a atualização e a priorização das ações estratégicas.

A última atualização da E-digital ocorreu a partir de um ciclo de oficinas realizado de 21 e 24 de setembro deste ano, com a participação de mais de cem atores de diferentes setores da sociedade, como acadêmicos, servidores públicos, empresários, que propuseram ações estratégicas por meio de um ciclo de oficinas.

Podem participar da consulta pessoas físicas ou jurídicas diretamente por meio do formulário eletrônico [http://isurvey.cgee.org.br/e-digital/], bastando realizar um cadastro inicial. Para participar é necessário primeiramente escolher se responderá como pessoa física ou jurídica, clicando, em seguida, no botão “Cadastre-se”. Após o cadastramento, será enviada no e-mail informado uma mensagem para geração de senha de acesso e conclusão do cadastramento.

E-digital
Foi lançada por meio do Decreto 9.319/2018, definindo uma série de ações para impulsionar a digitalização de processos produtivos e da sociedade brasileira. Produzido sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e do Ministério das Comunicações (MC), dentro de um Grupo de Trabalho Interministerial. A Estratégia define um conjunto de cem ações para impulsionar a digitalização de processos produtivos e da sociedade brasileira, criando-se um ambiente para impactos transformadores em agricultura, comércio, educação, finanças, indústria e serviços.

O documento contempla nove eixos, sendo cinco eixos habilitadores e quatro eixos temáticos de transformação digital: Infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional. Além disso, foram incluídos quatro eixos temáticos relacionados com a Transformação Digital: Economia baseada em dados; IoT – mundo de dispositivos conectados; Novos modelos de negócios; e Transformação digital da cidadania e do governo.

Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲