CNM Qualifica EaD: Noções básicas sobre o financiamento das cidades

13 de janeiro de 2021

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Instituto Paulo Ziulkoski, convidam gestores e servidores municipais para o Seminário de Qualificação EAD: Noções básicas sobre o financiamento das cidades, integrante do programa CNM Qualifica, a ser realizado no dia 14 de janeiro de 2021, das 14h às 18h.

Objetivo do curso:

O servidor público da área de finanças, fazenda e ou planejamento ter uma noção da complexidade do sistema atual, e seu funcionamento para melhor fazer a gestão de suas receitas.

O curso vai abordar como é o atual sistema tributário nacional, quais são os impostos que são arrecadados, qual a competência de cada ente. Como funcionam, as transferências constitucionais, o FPM como é distribuído, e por fim, como são os impostos municipais e suas características.

CNM – Confederação Nacional de Municípios e o IPZ – Instituto Paulo Ziulkoski trazem essa qualificação totalmente online.

Conteúdo programático:

Introdução ao sistema tributário Nacional
Apresentação da matriz da carga tributária Bruta Brasileira
Principais impostos e contribuições
O que são transferências constitucionais
O Fundo de Participação dos Municípios – FPM
O ICMS
Os principais impostos municipais

Certificado:
Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.

Informações ou dúvidas? Contate-nos:
(61) 2101-6000 – (51) 3407-4935 | cnmqualifica@cnm.org.br – cursos@institutopz.com.br

Horário:
O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.

Importante:
Inscrições gratuitas para servidores de municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de 3 inscrições, a partir da 4ª, investimento de R$90,00 por servidor.

O valor de inscrição para participante de Município não contribuinte à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00 reais. Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma.


Topo ▲