Movimento Unidos pela Vacina inicia nova etapa em Pernambuco

25 de março de 2021

Iniciativa que pretende vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021 começou a fase de apadrinhamento

Com o objetivo de vacinar todos os brasileiros contra a Covid-19 até setembro de 2021, o Movimento Unidos pela Vacina iniciou uma nova etapa da iniciativa em Pernambuco. Após empenho conjunto do Grupo Mulheres do Brasil, do Conselho Estadual de Secretários de Saúde e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), começou a fase de apadrinhamento dos municípios, onde as pessoas poderão ajudar nos principais problemas das cidades relativos à vacina.

O apadrinhamento é a fase que acontece logo após o mapeamento dos possíveis pontos que exigem atenção nos municípios e que podem prejudicar a vacinação nesses locais.  “O movimento tem a finalidade de fortalecer a infraestrutura e dar condições para que a vacina chegue a todos os brasileiros. Para isso, nós fizemos o levantamento, distribuindo um questionário onde cada secretário municipal escolhe a sua demanda de acordo com a necessidade do município. Pernambuco foi o primeiro estado a mapear todas as cidades, mostrando como toda a sociedade e os prefeitos estão engajados na questão”, disse Roseana Faneco Amorim, Líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Recife e coordenadora do Unidos pela Vacina em Recife.  Pedro Ivo Moura, do grupo Viana & Moura e baterias Moura, é o representante do núcleo empresarial do movimento em Pernambuco.

Os itens mais apontados nos municípios pernambucanos foram as câmaras frias para manter a refrigeração da vacina, caixas térmicas e insumos, como seringa e luvas. Além disso, alguns municípios ainda têm a necessidade da internet para fazer a atualização junto ao ministério da saúde.

Na fase de apadrinhamento, os empresários podem visitar a plataforma do movimento (https://unidospelavacina.miisy.com/) e escolher o município que quer apadrinhar. O interessado poderá selecionar qualquer cidade do Brasil para ajudar e, para facilitar na escolha, a plataforma disponibiliza o IDH, população e outros dados do município.

Quem não tem condições também pode ajudar. “O Unidos pela Vacina é aberto para qualquer brasileiro que deseja contribuir, e essa contribuição é muito bem-vinda porque ela pode se dar através do apadrinhamento ou da aquisição de algum item. Se você não tem condições, é possível contribuir com sua voz, divulgando, ou oferecendo o que falta na cidade à pessoas que possam contribuir”, disse Roseana

Sobre o Unidos pela Vacina

O movimento é liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que se uniu a entidades como Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre outras instituições, para potencializar a sua voz.

Apartidário, o movimento pretende contribuir em diversas frentes de trabalho que farão interfaces com o Governo Federal, com os Estados, secretarias de saúde, municípios e meios de comunicação. O objetivo é que não haja entraves para que a vacina chegue o mais rápido possível a todos os cantos do Brasil.

Segundo Luiza Helena Trajano, a ideia surgiu no final do ano passado, com a campanha de conscientização Vacina para Todos, do Grupo Mulheres do Brasil. “A partir dali, tentamos entender como poderíamos ajudar e concluímos que era preciso partir para uma ação efetiva. Foi quando esse movimento passou por uma transformação, trouxemos mais parceiros, empresários e executivos de diferentes setores e organizações não governamentais e surgiu o Unidos pela Vacina”, explica a empresária.

Para quem quer se tornar parceiro desse importante projeto, é só seguir a orientação abaixo:

1) Assista o Tutorial
https://youtu.be/kEtxx6eq_wY

2) Faça o cadastro de sua empresa
Plataforma de cadastro https://unidospelavacina.miisy.com/

Por Folha de Pernambuco 


Topo ▲