Municípios têm mais prazo para apresentar boas práticas de urbanismo

19 de abril de 2021

Guia IAB 2O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), prorrogou para 28 de abril as inscrições para o recebimento de Projetos ou planos municipais para seleção de boas práticas alinhadas ao Desenvolvimento Urbano Sustentável, destinada a compor o Guia IAB para a Agenda 2030. Anteriormente, o prazo era 18 de abril. Os interessados podem realizar as inscrições aqui.

Os projetos selecionados vão compor a segunda edição do Guia IAB para Agenda 2030 – Arquitetura e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que será lançado em julho deste ano. A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a oportunidade e incentiva os gestores municipais a enviarem as boas práticas locais como sugestão de publicação.

Os projetos devem estar alinhados à Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana. O objetivo é fortalecer ações inovadoras que possam transformar a gestão pública e os espaços públicos, além de disseminar boas práticas dos Municípios – sendo uma oportunidade de gestores de outros países conhecerem as iniciativas dos governos locais brasileiros.

Parceria
Parceira da iniciativa, a CNM colaborou com a primeira edição do Guia IAB para a Agenda 2030, lançado em janeiro deste ano. O material conta com 51 projetos premiados que abordam a questão do planejamento urbano, urbanismo e moradia em todos os 17 ODS. Também trata da transversalidade do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade como uma prática inspiradora aos gestores.

Faltam nove anos para o cumprimento das metas da Agenda 2030 pelos países signatários do acordo. Para apoiar os Municípios, a CNM trabalha a Agenda 2030, os ODS e a Nova Agenda Urbana, desde 2016, e disponibiliza orientações aos municipalistas que desejam promover ações para alcançar as 17 metas dos ODS. Eventos e publicações são algumas das ferramentas usadas pela entidade, dentre esses: a Coletânea Novos Gestores com a Agenda 2030, o Guia para integração e a Nova Agenda Urbana e os 17 ODS.

Da Agência CNM de Notícias, Com informações IAB


Topo ▲