Pernambuco inicia vacinação contra Covid-19 de profissionais de segurança nesta terça-feira (6)

6 de abril de 2021

Por Portal Folha de Pernambuco

Profissionais de segurança pública que atuam em Pernambuco começarão a ser vacinados nesta terça-feira (6). 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), neste primeiro lote serão incluídos 1.692 servidores das forças vinculadas à pasta e outras 808 doses serão destinadas para serem aplicadas em trabalhadores de órgãos federais, como as polícias Federal e Rodoviária Federal e Forças Armadas.

O ato simbólico para abrir a etapa da campanha para esse grupo prioritário ocorre às 12h, no auditório da SDS, no Recife. O governador do Estado, Paulo Câmara, participa do ato. Um servidor de cada força será imunizado na ocasião.

A SDS-PE reitera que, neste começo da vacinação dos profissionais, receberão aqueles empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública.

Das forças vinculadas à SDS-PE, serão vacinados 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e 155 bombeiros militares.

“Esse primeiro lote está longe de contemplar todos os trabalhadores da segurança, mesmo se considerarmos apenas os que estão na linha de frente. Mas é um passo importante que damos, uma vez que significa uma vitória da mobilização de secretários estaduais de segurança, comandantes e chefes de polícia de todo o Brasil para a inclusão dessa categoria estratégica entre as prioritárias no plano nacional de imunização”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Doses
O Estado recebeu, na última remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, doses para 2.374 trabalhadores da segurança pública.

Com o percentual preconizado de 5% de perda, foram 2,5 mil unidades do imunizante disponibilizadas para esse público.

Pernambuco conta com cerca de 26 mil policiais e 12,5 mil agentes das forças armadas, além dos guardas municipais.


Topo ▲