Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 vai até 9 de setembro

10 de agosto de 2022

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no país, que apresenta queda preocupante – como já divulgado em estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) –, o Ministério da Saúde definiu o período de 8 de agosto a 9 de setembro para mobilização nacional de vacinação. A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 reunirá esforços em 40 mil postos de vacinação.

O foco na vacina contra a poliomielite tem o objetivo de alcançar cobertura vacinal igual ou superior a 95% na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade. Dados coletados pela CNM mostram que, em 2021, a cobertura da vacina (VIP – inativada) ficou em 63,92%. O Ministério da Saúde alerta que, para manter a doença erradicada, é urgente melhorar a cobertura vacinal.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, ou seja mais de 14,3 milhões de pessoas. De acordo com a pasta federal, as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Além disso, a campanha visa a atualizar a vacinação em crianças e adolescentes de até 14 anos. As vacinas disponibilizadas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

O Ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Covid-19
Como as campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, a pasta informou que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério da Saúde


Topo ▲