Estado inaugura 15ª Delegacia da Mulher em Palmares

12 de setembro de 2022

Em visita à Mata Sul, governador Paulo Câmara também entregou a ampliação dos serviços do IML 
A Mata Sul de Pernambuco ganhou mais um reforço para o atendimento às mulheres vítimas de violência. O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (09.09), em Palmares, a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher. Este ano, já haviam sido inauguradas unidades em Arcoverde, Salgueiro e Olinda. A Polícia Civil também tem em seu planejamento a implantação nos municípios de Ipojuca e Ouricuri. Ainda na visita ao município, o governador entregou a ampliação dos serviços do Instituto de Medicina Legal (IML). 
 
“Essa nova unidade da delegacia vai servir não apenas a Palmares, mas também aos municípios da Mata Sul, compondo essa rede de proteção que temos espalhada em todas as regiões de Pernambuco. É muito importante que a mulher tenha certeza de que nós não vamos admitir e nem tolerar a violência contra ela. E, caso se sinta ameaçada ou tenha sido agredida, terá um local especializado para ser cuidada”, assegurou Paulo Câmara. 
 
As pernambucanas passam a contar, agora, com 15 unidades especializadas no atendimento à mulher: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Salgueiro e Olinda. Nos municípios que não dispõem desse serviço, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187. 
 
“A interiorização das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher vem fortalecer o combate à violência de gênero. Das 15 unidades em todo o Estado, essa é a quinta inaugurada no governo Paulo Câmara. É muito importante que a Polícia Civil possa prestar esse serviço no interior”, enfatizou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão. 
 
Por sua vez, a secretária estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, ressaltou que a Delegacia da Mulher vai muito além do que só apurar os fatos e reprimir o agressor. “É a mulher saber que naquele local ela poderá ser bem acolhida, tendo seus direitos esclarecidos e, principalmente ter sua liberdade e vida resgatadas”, concluiu. 
 
O imóvel em Palmares está instalado na Rua Capitão Pedro Ivo, nº 590, no Centro do município, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A área construída total é de 220 m², constituída por dois pavimentos distribuídos entre recepção e sala de permanência, duas salas de registro de boletim de ocorrência, sala de escuta especializada com brinquedoteca, dois cartórios, gabinete da delegada titular, coordenação setorial, sala de investigação, setor administrativo, sala de custódia, copa, alojamento e banheiros. 
 
IML — Ainda no município, o governador inaugurou a ampliação dos serviços do Instituto de Medicina Legal (IML). Agora, a unidade passará a fazer as perícias tanatoscópicas. Ou seja, os casos de falecimento em Palmares ou em cidades próximas, causados por crimes ou mortes violentas, não precisarão mais ser encaminhados ao IML do Recife. 
 
Atualmente, o IML Palmares já realiza exames traumatológicos, sexológicos, detecção de embriaguez, perícia de acidente de trânsito e coleta de material genético. Esse novo serviço de perícia tanatoscópica reforça a política de ampliação e descentralização da Polícia Científica pelo interior. O instituto está localizado dentro da Unidade Regional de Polícia Científica (URPOC) da Mata Sul. 
 
Participaram da solenidade os secretários estaduais Humberto Freire (Defesa Social) e Eduardo Figueiredo (executivo da Casa Civil); o gerente geral da Polícia Científica, perito Fernando Benevides; e os prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Aline Gouveia (Amaraji) e Noé Magalhães (Água Preta). 
 
Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Topo ▲