Amupe marca presença na retomada do programa Farmácia Popular no Recife

7 de junho de 2023

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, prestigiou a cerimônia de retomada do programa Farmácia Popular do Brasil, realizada pelo Governo Federal, nesta quarta-feira (07), no Recife. O evento, que aconteceu no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, contou com a presença do presidente Lula, acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade e de outros ministros e autoridades.

A Farmácia Popular do Brasil volta com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Para o programa, essa é mais uma estratégia para resgatar o direito à saúde e à vida digna para todos.

“Para cuidar do povo pobre desse País, estou convencido de que a gente não tem que usar a cabeça e, sim, o coração. É para esse povo que vamos governar. É para aqueles que não tiveram oportunidades que eu fui eleito. Por isso, a volta do Farmácia Popular”, assegurou o presidente Lula.

Anfitrião do evento, o prefeito do Recife João Campos destacou a importância desta iniciativa. “É uma distribuição gratuita de medicamentos de forma complementar à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 30 mil farmácias de todo Brasil vão distribuir remédios para idosos, crianças, gestantes e para quem mais precisar”, comemorou o prefeito.

Segundo informações do Governo Federal, de forma inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. De acordo com a assessoria, a iniciativa vai ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.

Nesse programa, a saúde da mulher terá prioridade. Foi divulgado que essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Com o apoio do Ministério da Saúde também será facilitado o acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. A ação entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

Após o evento no Recife, o presidente Lula ainda cumpriu agenda no município do Paulista, nesta quarta. Lá, foi inaugurado o campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).


Topo ▲