Cejusc Abreu e Lima promove a I Jornada de Cidadania e Empregabilidade

1 de junho de 2023

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Abreu e Lima realiza, na sexta-feira (2/6), a I Jornada de Cidadania e Empregabilidade do município. O evento acontece das 8h às 18h, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Abreu e Lima, e faz parte das atividades propostas pela I Semana Estadual de Conciliação, promovida pelo Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O evento é gratuito e aberto ao público.

Durante todo o dia serão realizadas palestras e oficinas voltadas à capacitação profissional com foco na inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Na abertura do evento será realizado o talk show “O impacto da educação profissional na transformação social: Diálogos entre o IFPE e o Tribunal de Justiça”, com a participação dos servidores do Cejusc, além de palestras com os temas: “A importância da comunicação no mundo do trabalho” e “Domínio das habilidades socioemocionais no ambiente do trabalho”.

Para o coordenador do Cejusc Abreu e Lima, juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo, a iniciativa contribui para que a população da região seja inserida no mercado de trabalho. “A ação acontece no contexto da Semana Estadual de Conciliação, sob a direção do desembargador Erik Simões. O Cejusc de Abreu em Lima, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, agirá como facilitador na busca de alternativas de empregabilidade e empreendedorismo para o jurisdicionado local”, destaca o magistrado.

Entre os temas abordados ao longo da programação estão: Planejamento de carreira e seleção de pessoas (minicurso), Programas de Estágio e Atividades de Jovem Aprendiz (palestra), Ensino digital inclusivo: Iniciação ao design gráfico – Canva (oficina) e como se comportar em entrevistas de emprego? (minicurso).

O evento também vai oferecer serviços como emissão e regularização de documentos pessoais, serviços de saúde, possibilidade de intercâmbio com empresas da região, diversas palestras, oficinas e minicursos sobre temas da atualidade como mercado de trabalho, empregabilidade e empreendedorismo, além de atividades culturais.

A I Jornada de Cidadania e Empregabilidade do Município de Abreu e Lima é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima, SENAI, SENAC, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Secretaria de Defesa Social, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério do Trabalho e Emprego e empresas privadas, que estarão recebendo currículos e disponibilizando vagas para contratação.


Topo ▲