Encontro Estadual de Consórcios Públicos promove debate entre autarquias municipais

9 de maio de 2023

O projeto Desenvolve PE, uma parceria entre o Sebrae e a Associação Municipalista de Pernambuco, realizou o Encontro Estadual de Consórcios Públicos, nesta terça (09.05), na sede da Amupe. A abertura ficou por conta da presidente da instituição, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e contou com a participação da representante do Sebrae, Priscila Lapa.

“Desde que assumi a presidência, temos discutido no nosso planejamento a questão de como fortalecer os consórcios por entender a importância que todos têm nas suas regiões, com poder de barganha para reduzir custos, para fortalecer o município”, ponderou Márcia Conrado. Ela apontou a experiência com o Comupe, que nasceu de uma Assembleia e, hoje, promove compras com até 40% de desconto. “Aqui está uma presidente que quer aprender e unir forças para que os consórcios possam mudar realidades”, finalizou.

A coordenadora do Desenvolve PE, Rosineide Gonçalves, apresentou as ações voltadas para este segmento. Segundo ela, os Consórcios Públicos formam um dos eixos do projeto. Em seguida, os 11 consórcios públicos participantes compartilharam os desafios, potencialidades e experiências exitosas realizadas nas regiões em que atuam.

Para pontuar considerações sobre a atuação dos Consórcios Públicos em Pernambuco, marcou presença no encontro o deputado estadual, José Patriota, ex-presidente da casa. “O Consórcio Público é uma ferramenta para melhorias. Eles estão vivos nos municípios e surgiram como instrumentos parecidos com uma cooperativa para a gestão pública”, celebrou. O evento foi encerrado com a proposição de uma agenda de atividades.


Topo ▲