Estudo da CNM sobre prejuízos no setor do agronegócio é destaque em Bate-Papo com a CNM

29 de maio de 2023

O Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 26 de maio, trouxe os dados elaborados em estudo produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre os prejuízos no setor do agronegócio no Brasil. Segundo o levantamento, nos últimos dez anos, os Municípios registraram 14.635 decretos municipais de anormalidade referentes a um prejuízo total de R$ 287 bilhões na agricultura.

A seca é a que mais prejudica o produtor rural, causando 87% dos prejuízos na agropecuária, sendo a agricultura a mais afetada com 65% do total de prejuízos. No setor privado, a agricultura e a pecuária, em virtude da seca ou da chuva, respondem por 90% do total de prejuízos sofridos do país.

Os dados refletem diretamente na arrecadação dos Municípios, que, muitas vezes, têm no setor agropecuário a principal fonte de renda da localidade. Enquanto a produção agrícola teve um crescimento de 37% no valor da produção de lavouras no período, o setor registrou um aumento nos prejuízos, que representam 8,7% do valor bruto da produção agrícola em 2022.

Na oportunidade, o analista técnico em Desenvolvimento Rural da CNM, Osni Rocha, e o consultor da CNM Mário Nascimento apresentaram ações que podem ser implementadas para evitar grandes perdas para os Municípios. Além disso, apresentou, com base nos dados, o que a entidade, que representa mais de 5,2 mil Municípios, pode fazer para buscar soluções junto ao governo federal.

Bate-Papo com a CNM
O Bate-Papo com a CNM é transmitido toda sexta-feira, às 10 horas, nas redes sociais da CNM: Facebook, Youtube e Instagram. Na próxima semana, 2 de junho, o tema debatido será Emendas parlamentares: Identificação e contabilização. Os interessados podem enviar perguntas e dúvidas anteriormente pelo e-mail: batepapo@cnm.org.br

Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:

Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲