Gestores já podem cadastrar informações de 2022 no Educacenso

2 de fevereiro de 2023

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que o sistema Educacenso foi aberto nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, para lançamento das informações sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos. A coleta de dados vai até 17 de março.

Os dados sobre aprovação ou reprovação, transferência ou abandono dos alunos durante o ano letivo devem ser cadastrados pelas escolas no sistema, no módulo Situação do Aluno. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que, por enquanto, ainda não foram liberados os seguintes documentos:

• Relatório de Perfil: Situação das escolas;
• Relatório de Perfil: Relação das Escolas e a Situação dos Alunos Admitidos Após;
• Relatório Gerencial: Relação de Alunos informados como Falecidos e com informação de Rendimento ou Curso em Andamento/Sem Movimentação (Indisponível apenas para o Perfil Setec);
• Análise Comparativa Situação – indisponível apenas para o perfil municipal.

O Inep vai informar aos coordenadores estaduais e dos Municípios capitais quando disponibilizar os documentos.

Competência
O preenchimento dos dados é uma competência do diretor e dos dirigentes das escolas públicas e pode ser realizado também pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que trabalham em cooperação com as escolas. A CNM reforça a importância das escolas em cadastrar corretamente as informações para não ficarem de fora das estatísticas oficiais – base para a consolidação de programas federais. Acesse aqui os materiais de orientação do Censo Escolar.

 

 

Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲