Quem Somos

Nossa História 

A história da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, teve início em 28 de março de 1967, quando um grupo de prefeitos percebeu que juntos poderiam ser mais fortes para reivindicar e buscar orientações administrativas, melhorando assim o desempenho das 184 prefeituras municipais do Estado.

A Instituição é uma entidade sem fins lucrativos, mas com uma visão empreendedora na medida que articula, orienta os municípios, participa ativamente como parceira nas decisões tomadas pela Confederação Nacional dos Municípios –CNM- sempre buscando ser o elo entre os municípios os poderes governamentais e a sociedade. O seu projeto expositivo induz desafios, muita luta e uma dose diária de criatividade para dar ao associado municipalista o senso de percepção de oportunidades.

A Amupe mantém mobilização constante para levar as reivindicações dos seus associados aos órgãos de interesse, sendo proativa, discutindo as soluções e buscando parcerias. Mantém capacitações constantes na busca da gestão mais eficiente de modo que os municípios possam ampliar os seus horizontes.

A Associação Municipalista está preparada para uma maior integração e interação com as regiões, seja através de parcerias com os consórcios e também com a iniciativa privada. Ela está aberta ao conhecimento, através de instituições como universidades, Fundações e ONGS que promovam estudos e projetos que possam melhorar a qualidade de vida dos municípios.

Da sua instalação aos dias atuais, passaram por sua administração 16 presidentes, tendo sido realizadas 17 eleições, em algumas os eleitos foram aclamados e, em outras foram votados. Cada gestão tem o período de dois anos, podendo o presidente ser reeleito. Somente os prefeitos dos municípios associados e quites com a tesouraria, podem exercer o direito de votar e serem votados. Atualmente, conta com 184 associados.

 

Topo ▲